Textos de Levi Moisés

Musica, Biomusica e Motricidade

terça-feira, 1 de junho de 2010

Iniciando o Trabalho com Biomúsica

O trabalho com Biomusica pode iniciar-se de diversas formas, de acordo com as necessidades próprias dos participantes, e o ambiente onde as principais atividades são realizadas e outros fatores variáveis.
Desde o princípio, o Facilitador (instrutor, professor, terapeuta etc) deve ser atento questões básicas, dentre as quais destacamos algumas:
– Perfil dos participantes (seus potenciais intelectuais e físicos, limitações, predisposições etc);
– Perfil do próprio instrutor (seus potenciais intelectuais e físicos, limitações, predisposições etc);
– Configurações estruturais do ambiente;
– Cronograma temático;
– Avaliação permanente do feedback recebido, isto é, se as atividades estão sendo vivenciadas com vitalidade e fluência; e se os objetivos temáticos escolhidos estão sendo alcançados através dos meios práticos propostos.
ATIVIDADE
1
PERCEPÇÃO, MANIPULAÇÃO E
INTERPRETAÇÃO PERFORMÁTICA
DOS CICLOS BIOLÓGICOS UNITÁRIOS

– O primeiro passo é fomentar a Percepção dos Ciclos Biológicos Unitários, isto é, de ritmos encontrados no funcionamento natural (por isso Biológico) do indivíduo.
Inicialmente, destacamos, preferencialmente, dois ciclos fundamentais, facilmente detectados e cujas alterações podem ser induzidas, sem qualquer dificuldade - e sucintamente, pela própria pessoa: o Respiratório e o Cardíaco.
– Após verificar a existência e funcionalidade de tais ciclos em isolado, e sua inter-conexão, passamos a experimentar maneiras de atuar sobre eles, aumentando e diminuindo seus respectivos ritmos, através da manipulação da Respiração e da Motricidade.
– Em um terceiro momento, nos propomos a interpretar performaticamente o funcionamento destes Ciclos, com instrumentos sonoros e movimentos corporais, vivenciando em nível macro e interpessoal, o que ocorre em nível micro, dentro de cada individuo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário